À alguns anos, eu passei a observar melhor as borboletas. antes eu só via elas e achava bonitas..mas não imaginava nem onde elas botavam ovos. Aí começei a olhar as folhas e plantas onde elas mais iam e encontrei ovos...resolvi colocar em potes e esperar..e nasceram lagartas de diversos tipos. Fiz isso com o maracujazeiro que tinha em uma das casas em que minha familia morava, e também em diversas outras plantas...no limoeiro...e também em muitas desconhecidas, e achava ovos em quase todas elas. Alguns eram de percevejos..outros de besouros...as vezes encontrava larvas de joaninhas...Mas encontrei o que eu mais queria também. Várias espécies diferentes de borboletas e mariposas. No maracujazeiro encontrei a Pingos-de-Prata( Agraulis vanillae ) , no limoeiro encontrei a Rosa-de-Luto( Heraclides anchisiades ), e em uma planta que até hoje não sei dizer o nome, talvez seja Pimenta longa, algo assim, encontrei a Caixão-de-defunto( Heraclides thoas brasiliensis ), que apesar do nome mórbido, não tem nada de morta, e é uma borboleta linda e muito grande, e até bastante comum de encontrar pelo brasil, e é a minha criatura preferencial para criação.

Os ovos das Pingos-de-Prata, são encontrados nas vinhas e folhas mais novas do maracujazeiro( de qualquer espécie ), e tem formato ovalado, de cor amarela. Geralmente o maracujazeiro atrai pelo menos 4 espécies diferentes de borboletas, todas elas helicônias, que são borboletas geralmente pequenas e tem as asas em forma de pás de hélices. As manchas brancas na parte ventral das asas da pingos-de-prata lhe dão este nome. nas fotos elas sempre aparecem brancas, mas ao vivo e em cores, eles parecem prata cintilante, o que dá um charme especial a esta pequena borboleta aparentemente sem graça.

A Rosa-de-Luto, é da familia das papilonidae, ou cauda-de-andorinha, apesar de ela não ter no par de asas posteriores aquelas estenções que dão o aspécto de cauda de andorinha. Ela é de coloração negra, com algumas manchas rosas. Gosta demais dos sítricos, e bota seus ovos em folhas de laranjeiras ou limoeiros, geralmente em grandes grupos, o que faz com que as lagartas, quando nasçam, andem todas juntas, como se fosse um tapete, ou as vezes formando filas indianas, como as formigas. Como defesa, as lagartas das papilonidaes soltam dois filamentos laranjas de trás da cabeça delas, formando uma espécie de chifre gelatinoso e com cheiro muito ruim, quanto maior a lagarta, maior o cheiro. Os ovos são laranja-fosco semi-transparente, e quando estão próximos de chocar, você consegue ver uma mancha escura dentro deles. As lagartas nascem laranja brilhantes. Só quando estão a duas ou três mudas de virarem crisálidas a cor delas muda para um verde escuro muito bonito, com listras verdes mais claras, e a textura da pele passa de lisa e brilhante para fosca e acetinada.

A Caixão-de-Defunto, que é minha favorita, gosta de botar ovos nesta época, no Verão aqui no Brasil, de dezembro à praticamente julho, quando temos muitas chuvas. São territoriais, então não se vê mais do que uma botando ovos na mesma planta, e elas escolhem muito bem onde botar. Botam sempre nas folhas mais novas e altas da planta e sempre um único ovo muito igual ao da Rosa-de-Luto, laranja, grande, do tamanho de uma miçanga de vidro, das mais largas. As lagartas geralmente são solitárias, e tem uma cor marrom com branco que se asemelha a fezes de passarinho. Elas não mudam de cor durante todas as trocas de pele, somente mudam a textura da pele, que também passa a ser acetinada a uma ou duas trocas antes de virarem crisálidas.

Neste momento, estou criando umas...12 lagartinhas recém-saídas de seus ovos dentro de meia garrafa de 2 litros de refrigerante cortada, e com um guardanapo de papel em cima. Não gosto muito de utilizar guardanapo de papel para cobrí-las, pois já tive experiências ruins...do tipo, as lagartas crescerem mais do que eu esperava e abrirem buracos no papel e sairem explorando outros lugares...ou formigas invadirem abrindo buracos também...O que eu mais gosto de utilizar é meia fina. Mas eu já não tenho mais meias finas , gastei todas elas em potes : D . Algumas formigas atrevidíssimas também costumam arrebentar buracos na meia fina e comer as lagartas, ou as próprias, se não tiverem comida e espaço, abrirão buracos e vão fugir... A meia é boa pois bossibilita uma boa oxigenação e ventilação do pote, coisa que você não tem quando utiliza por exemplo, plástico, ou uma tampa sólida qualquer em um pote...e não corre o risco de ter feito furos largos demais ou pequenos demais em uma tampa de pote de plástico. Um pote muito tampado, gera muita humidade, o que traz umas mosquinhas de frutas que irão invadir o pote de alguma forma desconhecida, e também deixa juntar até um pouco de água no fundo, o que faz com que as larartinhas menores possam se afogar se cairem lá. Caixas de papél tambpem são propícias à outros animais roerem e atacarem as lagartinhas, ou as próprias abrirem um buraco com suas mandíbulas fortes e fugirem.

Eu costumo utilizar uma cama de folhas no fundo do pote, da exata planta onde elas vieram( esta planta na qual encontro os ovos da heraclides thoas brasiliensis aqui no brasil, se assemelha muito à Pimenta Longa, ou Long peper, mas acredito que é uma variedade mais selvagem, e não eh a exta pimenta longa. se reproduz com facilidade em quase toda casa que nós moramos, tem uma crescendo naturalmente, como uma praga ), e a quantidade varia desde o tamanho das lagartas até a quantidade delas. Óbvio que quando elas são muito pequeninas, eu ponho umas duas a 5 folhas, e troco a cada dois dias, quando elas secam ou murcham demais. E quando elas já são quase do tamanho de um dedo meu, eu ponho umas dez folhas, que elas comem vorazmente, você até pode escutar elas roendo durante a noite, principalmente se o pote se encontra no seu quarto..Esta é uma das borboletas menos destruidoras da planta hospedeira, pois ela brota muito rápido e facilmente, e não parece sofrer com a falta de agumas folhas. Quando elas estão já bem grandes, eu ponho pequenos galhos dentro dos potes, e elas costumam fazer sua crisálida penduradas lá, ou nas laterais do pote. Geralmente, por causa das folhas, gera humidade que atrai moscas...e essas lagartas , na natureza, sofrem ataque de moscas do berne, que enchem elas de ovos, que depois eclodem bem na hora em que a lagarta vai virar crisálida, e a matam. Por estas e outras razões que eu gosto de as retirar do meu jardim desde ovos ou bem recém eclodidas, para criar em potes e ver elas nascendo e sair voando livres por aí. Rarissimamente alguma já com certo tamanho, vem livre de ovos de mosca...Por isso, melhor retirar elas de ovos.

Bom, já dei as dicas pra quem quiser criar lagartas em cativeiro, para ver a borboleta, e também ajudar estes pequenos seres alados, que sofrem um bocado com poluição, agrotóxicos e predadores e nem andam sendo tão pragas assim. Agora, a parte mais triste concerteza é a despedida...no dia em que elas esticam suas asas e voce tem de soltá-las...pois eu não conheço um modo muito fácil de criá-las em cativeiro sem fazer um grande investimento. Então eu simplesmente as solto, quando ficam adultas.

Este post está meio seco de fotos, porém, tem muitos links que se vocês clicarem, irá direto para fotos! Não quis colocar elas aqui, pois não me parecia direito.

Abraços aos amigos criadores de insetos, outros animais e plantas como eu!



This entry was posted on 21:29 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

1 comentários:

    Anônimo disse...

    ooi tude bem? meu nome é juliana eu estou apaixonada pelo seu post sobre as borboletas, fiquei feliz de saber q há alguem louca como eu a ponto de "documentar" a vida das lagartinhas hahaha. Na minha escola há um limoeiro, um dia vi uma borboleta colocando ovos lá, achei maravilhoso, tirei fotos e tudo, passei a verificá-los todo dia ate q eram micro-lagartinhas, elas continuam crescendo, até que HOJE com dois cm cada uma eu encostei nelas cum uma folha pra ver a reação e ECAA surgiram aquelas coisas gosmentas e de rrepente minha boca ficou seca e eu senti um cheirro horrivel, persei até ser psicologico hahah, e fiquei maluca atras disso na internet e encontrei seu blog, mto obrigada! hahah continuarei acompanhando minhas amadas lagartinhas, até que virem borboletas, e agora sei..que é melhor deixá-las quetinhas hahah. se queiser me responder ou falar cmg meu msn é julianacamargojm@hotmail.com :)

  1. ... on 29 de junho de 2010 às 14:16