Meu grande sonho um dia é poder montar um borboletário. Não aquelas coleções de borboletas mortas espetadas com alfinetes e montadas em uma caixa com moldura e naftalina para não mofar..quero um de verdade, grande, cheio de borboletas vivas, voando...Algo parecido com o que eu vi em uma visita á Belém do Pará, no Mangal das Garças, recomendo uma visita lá a todos.

Tenho minhas espécies preferidas. Algumas delas visitam minha casa, e inclusive já criei as lagartas em potes e soltei. Aqui vai a lista:


Heraclides thoas brasiliensis
O nome parece bem grande e complicado, mas a borboleta é linda, e frequentemente a vejo "dormindo", em árvores no quintal de casa, à noite, ou voando durante o dia ao sol. É uma das maiores e mais fáceis de encontrar no Brasil, e também de criar em potes em casa.

Pingos-de-prata(Agraulis vanille maculosa) Esta também é muito comum de se ver em casas, e muito fácil de encontrar quando você planta um maracujazeiro em casa. Mas alguns cuidados devem ser tomados na infância do maracujázeiro, para essas pestinhas não dizimarem ele antes dele aguentar uma grande população delas. É muito bonita , sendo laranja com pontos pretos, e na parte ventral, tem magníficas pintas que parecem prata pura.

Borboleta-coruja
Esta, apesar da aparência tenebrosa da parte ventral das asas, que é toda cinza e lembra olhos de coruja, a parte dorsal tem uma coloração magníficamente azul, parecida com a das morphos.

Morpho

É o xodó de quaquer pessoa que goste e entenda de borboletas. A borboleta brasileira mais azul que Deus já criou. Apesar disso, são várias espécies de Morphos, com lindos coloridos azulados, e a branco puro.

Anartia jatrophae
Esta é bem comum nas floresdo mato, e qualquer outro tipo de flor que cultivemos em nosso jardim. Bonita, tem coloração branco-creme rendada. Eu poderia passar dias aqui só falando de borboletas, mas meu blog não teria espaço pra isso rsrs! Portanto, fica por aqui minha lista de espécies favoritas, que tem muitas mais! Abraços a todos!









This entry was posted on 15:30 and is filed under , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: