Muito tenho a falar sobre esses incríveis pássaros arquitetos chamados Joões-de-barro, mas não em relação às suas incríveis habilidades construtoras, mas sim ao fato de que, quase todos os dias pela manhã, na cidade em que moro, um casal, ou um dos casais, não saberia dizer, de João-de-barro que mora nas redondezas, canta seu canto característico em dupla. O canto não é em si, belo, como o das aves canoras, mas soa como um grito de guerra, como um chamado para acordar, algo assim. Me sinto alegre toda vez que os ouço, logo no início da manhã, quando ainda está aquele silêncio e aquele friozinho... Além de parecer um grito de guerra, tem também a parte romântica: o canto só fica bonito se os dois cantarem ao mesmo tempo, alternando os gritos. Só quem já ouviu saberia entender minha emoção de ouvir tal canto.

Para ouvir uma amostra do som da qual descrevo aqui, vá ao site do Brasil 500 Pássaros e procure pelo nome João-de-Barro mesmo.

Brasil 500 Pássaros

Foto: (Furnarius rufus)


This entry was posted on 01:03 and is filed under , , , , , , , , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.

0 comentários: